English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Suporte para a caixa de transferência by Geniva


O suporte auxiliar traseiro da caixa de transferência (T-case) é um acessório fabricado e comercializado pelo camarada Geniva e visa minimizar as famosas e indesejadas vibrações na caixa de transferência do Niva.

Para adquirir o produto  diretamente com o Geniva, acesse:



O Suporte T-case

O suporte é uma peça bem construída, em aço anodizado, reforçado, com soldas muito bem-feitas e furações precisas. O Kit é composto por um suporte em aço, um coxim com porcas e arruelas, além de três prisioneiros na medida adequada para substituírem os prisioneiros originais da caixa.






Devido a necessidade de furar o assoalho do carro para fixar o suporte, o ideal é verificar se as caixas estão minimamente alinhadas antes de furar, sob pena de refazer, ou alargar o furo para possíveis ajustes na hipótese da necessidade de reposicionar a T-Case.

Na impossibilidade de alinhamento das caixas por danos no assoalho, por exemplo,  o recomendável é primeiramente corrigir o problema. Uma boa opção para assoalho comprometido é usar um outro suporte do Geniva destinado a fixar e alinhar as caixas, usando as longarinas do Niva. 

A instalação do Suporte T-case

1. Esgotar o óleo da caixa de transferência;

Obs: Como os furos dos prisioneiros se comunicam com o interior da caixa, o ideal é esgotar o óleo para  adequar a vedação das roscas dos prisioneiros, visando obviamente evitar vazamentos futuros.

2. Retirar as três porcas mostradas na foto abaixo. Usar desengripante na base dos prisioneiros originais e aguardar um tempo para o produto penetrar e agir. Travar duas porcas em cada prisioneiro de maneira a solta-los com auxílio de uma chave de boca de 13 mm. Na hipótese de algum prisioneiro estar emperrado, difícil de sair, tentar martela-lo por algumas vezes e utilizar um alicate de pressão para remove-lo;


3. Limpar muito bem os três furos visando eliminar todo vestígio de óleo na rosca. Isso se faz necessário para que o adesivo trava rosca funcione adequadamente;

4. Rosqueie os prisioneiros do KIT com a rosca embebida de adesivo trava rosca de torque baixo ou médio, por exemplo Loctate 242 e aguardar o período determinado para a cura completa do adesivo. O objetivo em usar o aditivo é impedir vazamentos, mesmo que pequenos, pela rosca dos prisioneiros;


Não é necessário, mas optei em trocar os prisioneiros de 8mm do KIT por outros em inox com comprimento um pouco maior, visando usar uma porca Parlock como contra porca e assim impedir que as vibrações afrouxarem as porcas. Como os furos se comunicam com o interior da caixa, tome muito cuidado para não rosquear o prisioneiro em excesso para não correr algum risco de o mesmo tocar nas engrenagens internas da caixa;

Prisioneiros do KIT ou opção por prisioneiros maiores

5. Para fixar o coxim ao assoalho do Niva é necessário antes marcar o local onde será feito o furo. Para tal, prender o suporte Geniva a caixa de transferência já com o coxim que acompanha o KIT posicionado e bem apertado no meio do rasgo de ajuste do suporte de maneira que o prisioneiro do coxim toque a lataria do carro. Com auxílio de  caneta de ponta porosa marcar o ponto onde o prisioneiro do coxim tocar o assoalho;

6. Retirar o suporte. Puncionar o local marcado e furar o assoalho com uma broca 5 mm e após com outra broca de 10 mm. O furo vai se localizar próximo a alavanca de freio;

7. Recolocar o suporte e apertar muito bem todos as porcas, inclusive as duas porcas do coxim, sendo uma pelo interior do carro;










8. Recolocar o óleo antes retirado ou se preferir trocar o óleo da caixa. Caso opte pela troca, utilizar 0,75 litros do óleo SAE 90 GL5.

O Resultado

Antes da instalação do suporte:

Meu Niva vibrava pouco. Por exemplo, na cidade em velocidades baixas praticamente não ocorriam. Em velocidades acima de 70 km/h e durante as acelerações as vibrações surgiam, porém nada muito acentuado. Se durante as vibrações eu retirasse o pé do acelerador ou engrenasse o carro em ponto morto, as vibrações diminuíam. 

Após a instalação do Suporte:

Os sintomas permaneceram os mesmos, mas as amplitudes das vibrações diminuíram bastante e a sensação de conforto ao volante melhorou, resumindo, gostei muito do resultado e recomendo a instalação da peça, logicamente tudo vai depender da condição geral dos componentes da transmissão como, cardans, cruzetas, acoplamento elástico e em especial da integridade do assoalho onde as caixas são fixas e alinhadas.

Complementando o que disse, há alguns meses depois da instalação do suporte, refiz o processo de alinhamento das caixas, inclusive, para saber sobre alinhamento CLIQUE AQUI e ai sim consegui um resultado muito melhor do que citei anteriormente, praticamente as vibrações sumiram e com certeza o suporte T- Case Geniva contribuiu muito para o resultado final citado, pois minimiza a movimentação da caixa no sentido longitudinal, enquanto os coxins originais trabalham no sentido lateral, resumindo, valeu a pena colocar.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.





Tópicos Relacionados:


Alinhamento das caixas do Niva

Tipos de Acoplamento entre Caixas do Niva

Barulho nas Alavancas do Niva

Troca dos Prisioneiros das Caixas do Niva

Diagnósticos das Vibrações do Niva


Nenhum comentário:

Postar um comentário