As caixas de transferência e cambio do Niva são fixas ao carro através de prisioneiros soldados no assoalho. Na verdade existem oito prisioneiros, quatro fixam a caixa de transferência e outros quatro o suporte da caixa de cambio. É fato que os Nivas apresentam certo nível de vibrações nas caixas e este comportamento acaba comprometendo a integridade dos prisioneiros, os quais devem ser trocados, porem, o trabalho corretivo deve ser bastante criterioso e preciso para não influenciar negativamente no alinhamento das caixas.
Prisioneiros da caixa de cambio.
01 – Retirar as porcas e cortar os prisioneiros o mais rente possível do assoalho;
02 - Utilizar um punção para marcar exatamente o centro do prisioneiro;
03 - Fazer o furo de baixo para cima com um broca de 4 mm;
04 - Observar se o furo esta precisamente no centro do prisioneiro e passar a broca de 6 mm;
05 - Passar a ultima broca de 8 mm, repetindo a operação para os demais prisioneiros;
06 - Providenciar parafusos Allen de 8 x 50 mm e uma chapa de aço de 3 mm de espessura;
07 - Confeccionar duas peças com a chapa de aço no tamanho aproximado de 130 x 30 mm, as quais serão usadas sobre o assoalho como apoio para os parafusos Allen;
08 - Marcar as chapas e furá-las com uma broca de 8 mm;
09 - Passar os parafusos pelos furos da chapa e soldar as cabeças dos parafusos na chapa;
10 - Colocar a peça de cima para baixo de maneira que a chapa fique sobre o assoalho;
11 - Providenciar arruelas reforçadas de 8 mm e porcas Parlock para um aperto eficiente;
Prisioneiros da caixa de reduzida.
Para substituir os prisioneiros da caixa de redução existe o inconveniente do suporte do banco frontal atrapalhar a colocação da chapa sobre o assoalho, conforme descrito acima no item 07. Para sanar tal dificuldade e evitar mexer no suporte do banco, foi necessário não soldar os parafusos na chapa de apoio e sim usar uma barra roscada de aço presa com porcas sobre e sob o assoalho.
1 - Retirar os coxins para ter acesso aos prisioneiros;
2 - Cortar o prisioneiro o mais rente possível do assoalho;
3 - Utilizar um punção e marcar exatamente o centro do parafuso cortado;
3 - Furar de baixo para cima com um broca de 4 mm;
4 - Observar se o furo esta precisamente no centro e passe uma broca de 6 mm. Corrija se necessário;
5 - Passar um broca de 7 mm e em seguida passar o macho de 8 mm fazendo rosca no assoalho;
6 - Repetir a operação para os demais prisioneiros;
7 - Providenciar prisioneiros de 8 x 50 mm e chapa de aço de 3 mm de espessura;
8 - Confeccionar duas peças com a chapa de aço no tamanho aproximado de 130 x 30 mm as quais serão usadas sobre o assoalho como apoio;
9 - Transferir a posição dos furos do assoalho para as chapas e fure-as, usando a broca de 8 mm;
10 - Rosquear no assoalho de baixo para cima os prisioneiros e trave com cola anaeróbia;
11 - Encaixar a chapa pôr cima. Você terá que trabalhar o suporte do banco para conseguir passar a chapa;
12 - Colocar arruela reforçada e porca Parlock nos prisioneiros sobre a chapa e apertar;
13 - Colocar os coxins novamente na caixa de redução e travar usando arruelas e porca Parlock.
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Belo trampo, parabéns pelo capricho. quero fazer igual no meu Niva, os prisioneiros estão espanados também. Obrigado pelo passo a psso abraço
ResponderExcluirNivaraldo PR